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Quanto custa um Alvará de Evento?

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Sonha em realizar um evento de sucesso, mas se deparou com a burocracia do alvará? Respire fundo e leia esse conteúdo para sanar suas dúvidas!

Ao contrário do que as pessoas pensam, o alvará de evento não é algo complicado de obter, se você souber o essencial.

Só não subestime a importância dele, pois sem o alvará, nada acontece.

Hoje você vai aprender o passo a passo e as particularidades de como tirar um alvará para eventos.

O que é alvará de evento?

Pense que o alvará é a chave de entrada do seu evento para o público. É a autorização oficial da prefeitura local, garantindo que tudo esteja em ordem para a segurança e o bem-estar de todos.

Sem um alvará, você estará operando na ilegalidade, podendo ser denunciado, pagar multa e o evento será finalizado no mesmo instante em que os fiscais constatarem a falta da documentação obrigatória. Há um pouco de burocracia por trás do processo de tirar um alvará, mas não é nada muito complexo. Por isso jamais esqueça desse importante estágio do planejamento de um evento.

Se é sua primeira vez tirando um alvará, fique tranquilo. É normal aparecerem algumas dúvidas.

Quanto tempo leva o para o alvará ficar pronto?

Isso vai depender, muitas vezes, da prefeitura da cidade onde você vai realizar seu evento.

Outros fatores como o porte do evento e quantidades de público podem afetar o prazo de entrega do alvará.

Festas menores, como um casamento ou formatura, são aprovadas rapidamente. Já no caso de festivais de música, rodeios e grandes eventos, esse prazo tende a aumentar. Mas em sua maioria, os alvarás são emitidos entre 15 e 40 dias.

Como conseguir um alvará de evento?

Existem algumas etapas para conseguir seu alvará de evento. São elas:

  1. Consulte a prefeitura para saber exatamente dos documentos que você precisa para tirar o alvará;
  2. Reúna todos os documentos exigidos, como CNPJ, projeto do evento, laudo de segurança contra incêndio, entre outros;
  3. Acesse o site da prefeitura ou órgão responsável e preencha o formulário com atenção;
  4. Quite as taxas exigidas do alvará;
  5. Aguarde a análise da sua solicitação, que pode variar conforme o município.

Além disso, também é importante levar algumas coisas em consideração:

Siga todas regras e logo você terá seu alvará assinado e pronto para preparar seu evento.

Quanto custa tirar um alvará de evento?

O valor da emissão do alvará dependerá do estado em que o documento for emitido, conforme mencionado no início deste texto.

Para ilustrar melhor, vou utilizar o cálculo usado na cidade de São Paulo, segundo a documentação oficial no site da prefeitura. Funciona assim:

EXEMPLO DE CÁLCULO

Vfinal (R$) = TFi + [(Fa – 3) x Tfa] + (L x Tl) + (5 X 1 UFM), onde:

Vfinal (R$) = Valor final a ser cobrado na autuação do processo;

TFi = Taxa referente às 03 (três) primeiras folhas na autuação do processo;

Fa = Quantidade folhas a autuar no processo;

Tfa = Taxa referente às folhas a acrescer no processo;

L = Quantidade de pessoas referente à lotação máxima do evento;

Tl = Taxa acrescida referente por pessoa da lotação do evento;

UFM = Unidade Fiscal do Município

Para o exemplo de cálculo proposto, temos:

* Evento com lotação estimada de 5.000 (cinco mil) pessoas

* Autuação inicial de 60 (sessenta) folhas

Portanto, o valor a ser cobrado será:

Vfinal (R$) = 19,00 + [(60 – 3) x 1,80] + (5.000 x 0,60) + 5 x 152,00

Vfinal (R$)= 3.881,60

Com isso, você terá uma base de quanto pode pagar em um alvará e estará preparado para qualquer adversidade que encontre no caminho!

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