Seu Orçamento Grátis é tão simples quanto o 1-2-3!
1) Selecione seus produtos
2) Insira os detalhes do seu projeto
3) Forneça as informações e entraremos em contato!

Se precisar calcular quantos toaletes portáteis vai precisar pro seu evento ou contrução clique aqui.


Você ainda não adicionou nenhum produto à sua cotação.

Clique em "Adicionar produtos" para começar a planejar seu projeto.

Adicionar Toaletes Adicionar Containers

Comprar container é uma boa? Tiramos todas as suas dúvidas aqui

Capa artigo comprar container é uma boa?
Pode parecer um bom negócio, mas às vezes compensa muito mais alugar do que comprar um container. Vamos entender porque.

Comprar container está em alta, isso todos nós já sabemos. Pode ver por aí, existem inúmeras instalações de empresas e casas utilizando-os para baratear os custos e tornar mais prática a sua instalação. De fato, comprar container representa algumas vantagens em relação às construções comuns de alvenaria e está se tornando extremamente popular. Mas é preciso se atentar a um detalhe: o tipo do container. Existem muitas empresas por aí vendendo gato por lebre, logo é preciso ter cuidado. Vamos conhecer os dois tipos existentes.

Comprar container marítimo é uma boa opção?

container-maritimo-despeja-lixo-em-lixao-na-georgia-eua
Container marítimo sendo utilizado para o transporte de lixo.

O primeiro tipo é o container marítimo. Você já deve ter visto frequentemente na TV aqueles navios que chegam repletos de containers com produtos do mundo todo. Eles são feitos de aço e servem para transportar praticamente todo tipo de coisa, de alimentos à eletrônicos, de carros à objetos valiosos. A princípio, antes de comprar, é preciso saber que os mais comuns são encontrados em duas medidas: 20 e 40 pés. O primeiro mede em torno de 6m de comprimento por 2m40 de largura e 2m30 de altura. Já o de 40 pés, mantêm as medidas de largura e altura, porém aumenta para 12m de comprimento.

Apesar dessa enorme versatilidade de espaço, seu tempo de vida é curto, durando entre 10 e 15 anos, devido o desgate natural (clima, maresia, falta de manutenção, etc) que obriga a sua aposentadoria precoce. E daí o que faz? Joga fora? Nada disso. Vendo essa oportunidade de ‘reciclagem’ o mercado abraçou o container marítimo usado e passou a usar na construção civil. Mas, aí que tá. Apesar do container ainda ter uma vida útil longa após a aposentadoria do transporte, a questão maior é que dificilmente sabemos sua origem e o que ele transportava. Pode ser, por exemplo, que ele tenha sido usado para transportar produtos químicos e/ou radioativo.

Por esse motivo, todo container marítimo que se transforma em habitável necessita de um laudo expedido por órgãos regulamentadores (conforme item 18.4.1.3.2 da NR18), autorizando a transformação. Dessa forma, é melhor contar com containers certificados e que sejam 100% seguros para habitação. Mas como? Explicaremos a seguir.

É melhor comprar módulo habitável?

terceira imagem do artigo comprar container e uma boa
Containers habitáveis da Ativa Locação instalados para a administração de um evento.

À primeira vista, podem parecer iguais, mas o container habitável possui diversas vantagens em comparação com o seu concorrente marítimo. Por ter materiais mais flexíveis em sua composição, o módulo habitável acaba tornando-se mais prático na hora de montar e desmontar, do mesmo modo, na hora de realizar o acabamento.

O container marítimo por sua vez não é formado de peças. É um bloco único. Já os habitáveis podem ser descontados e acoplados, formando ambientes maiores e se adequando melhor à necessidade de cada projeto. Podem também ser mais refinados, graças aos painéis termo acústicos, preenchidos com poliuretano e utilizando chapa galvanizada, possibilitando um controle melhor da temperatura interna.

Nesse ínterim, é importante verificar se se o equipamento atende às normas regulamentadoras. De acordo com a NR18, os containers e módulos habitáveis precisam ter altura mínima de 2m50. Caso não seja atendida essa exigência, o responsável pela sua utilização pode ser penalizado com multa, no caso de fiscalização do Ministério do Trabalho. A vantagem dos módulos habitáveis é que eles são feitos especificamente para esta finalidade, com no mínimo 2m50 de altura, atendendo à norma e montado sobre chassis com colunas desmontáveis, permitindo um melhor acabamento.

Enfim, o Container Habitável pode ser utilizado em praticamente todo tipo de setor, desde a indústria, obras, eventos, na agricultura, espaços temporários e até mesmo para a moradia. Ele é prático, versátil, atende todas as normas, não necessitando de laudo de vistoria e foi desenvolvido com objetivo de ser habitável, não de transportar cargas.  Mas, sabendo de tudo isso, ainda fica a dúvida: é melhor alugar ou comprar um container?

Se você pensa em comprar container, continue lendo esse texto.

Antes de mais nada, podemos afirmar que, independentemente da sua escolha, utilizar container hoje é uma opção mais barata e sustentável, reduzindo materiais e mão de obra. Mas, se você pensa em comprar container marítimo é preciso tomar uma série de cuidados, incluídos a verificação da procedência, exigência da nota fiscal original, laudos técnicos e todas as minúcias necessárias. Logo, se analisarmos esse contexto, percebemos que pode ser uma ideia inviável comprar container marítimo. 

Por outro lado, com o container habitável você tem a certeza de ter um produto 100% desenvolvido para a habitação e que atende todas as regulamentações. É mais versátil e prático e pode ser utilizado para diversos fins, fixos ou provisórios. Dessa forma, se você for utilizar para moradia, compensa comprar container habitável, mas se for uma solução temporária, a locação torna-se muito mais viável, economizando tempo e dinheiro. 

            Assim, quando pensar em locação de container e módulos habitáveis, conte com a Ativa Locação. Estamos há mais de 20 anos liderando o mercado de toaletes portáteis e containers habitáveis, entregando os melhores produtos com apoio da melhor equipe do segmento. Fica a dica, antes de alugar, pesquise e só feche com quem realmente entende do assunto. Na dúvida, conte com quem tem excelência e experiência, fale com a Ativa e faça seu orçamento.

PRONTO PRA INICIAR UMA COTAÇÃO?

Ativa Locação © 2018 Ativa Locação - Todos os direitos reservados.