Seu Orçamento Grátis é tão simples quanto o 1-2-3!
1) Selecione seus produtos
2) Insira os detalhes do seu projeto
3) Forneça as informações e entraremos em contato!

Se precisar calcular quantos toaletes portáteis vai precisar pro seu evento ou contrução clique aqui.


Você ainda não adicionou nenhum produto à sua cotação.

Clique em "Adicionar produtos" para começar a planejar seu projeto.

Adicionar Toaletes Adicionar Containers

Agricultura sustentável: dicas para transformar sua lavoura

fotografia-agricultura-sustentavel-dicas-para-transformar-sua-lavoura-capa-blob
A agricultura sustentável faz bem para a sua lavoura e para o mundo

Saiba porque a agricultura sustentável pode ajudar a mudar o cenário ambiental do país e do mundo.

Meio ambiente e agricultura sustentável:

Já existem no Brasil boas iniciativas no campo da agricultura sustentável. Algumas empresas estão buscando adotar medidas de respeito ao meio ambiente e melhoria das condições de trabalho dos funcionários.

Aqui vale também ressaltar o importante trabalho feito pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), no sentido de desenvolver técnicas agrícolas, disseminar informações e orientar os agricultores no caminho da sustentabilidade.

Afinal, como tornar a sua lavoura sustentável?

Por definição, agricultura sustentável é aquela que respeita o meio ambiente.

É justa do ponto de vista social e consegue ser economicamente viável.
A agricultura para ser considerada sustentável deve garantir, às gerações futuras, a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta.

Acha esse ideal difícil de ser alcançado? Pois é mais simples do que parece!

Veja abaixo algumas das principais características que permeiam esse modelo de agricultura:

  • Uso racional dos defensivos agrícolas.

Energia renovável:

  • Uso da agroenergia, que são fontes de energia geradas no campo como, por exemplo, biocombustíveis (biodiesel, biogás, etanol e outros derivados de restos da produção e biomassa).
  • A preferência deve ser pelo uso de fontes de energia renovável, evitando ao máximo o uso de combustíveis fósseis.

O Brasil é referência na produção de agroenergia. Programas como os do etanol e do biodiesel atraem a atenção do mundo todo por ofertar alternativas econômica e ecologicamente viáveis à substituição dos combustíveis fósseis. Menos poluente e mais barata, a geração de energia com o uso de produtos agrícolas representa a segunda principal fonte de energia primária do País.

Sistema de plantio direto:
colheita-manual-na-agricultura-sustentavel
Colheita manual na agricultura sustentável
  • Uso do Sistema de Plantio Direto, que preserva a capacidade produtiva do solo. Este sistema se baseia em não arar o solo antes do plantio, cobrir o solo com folhagens secas e fazer rotação de cultura.

O sistema requer cuidados na sua implantação, mas, após estabelecido, os benefícios se estendem não apenas ao solo, e, simultaneamente, ao rendimento das culturas.

Por seus efeitos benéficos nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo, pode-se afirmar que o Sistema Plantio Direto é uma ferramenta essencial para se alcançar a sustentabilidade dos sistemas agropecuários.

Captação de água da chuva:

economizar-agua-na-agricultura-sustentavel
Importância da economia de água na agricultura sustentável
  • Criação e uso de sistemas de captação de águas das chuvas para ser utilizada na irrigação. A agricultura é a principal usuária dos recursos hídricos disponíveis, uma média de 70% do consumo mundial.

A escassez de água e energia em quantidade e qualidade em certas regiões brasileiras (para uso em irrigação sem gerar conflitos entre os demais usuários) é uma grande dificuldade, exige melhor gestão e planejamento do uso adequado e sustentável dos recursos.

A Ativa Locação, obviamente, apoia essa causa:

A atividade do homem na terra é milenar. Mas o respeito ás condições sanitárias no campo é tema recente. Atualmente, as leis trabalhistas brasileiras estabelecem o uso de EPI, bem como estruturas mínimas de respeito ao trabalhador rural.

O uso dos toaletes portáteis, além de melhorar a produtividade, uma vez podem estar sempre próximos aos talhões, dispensam as chamadas ‘barracas sanitárias’, cujo uso contamina o solo além de exigir abertura constante de buracos improvisados. Assim sendo, as cabines elevam o moral da equipe e demonstram que o empreendedor tem preocupação ambiental e trabalhista.

Lembrando sempre que, ao utilizar um toalete portátil, seja no campo ou na cidade, o usuário está necessariamente economizando água. Imagine quantas vezes deixa-se de se acionar o sistema de descarga tradicional, que desperdiça água potável direto para as redes de esgoto.

O bem-estar dos trabalhadores rurais é questão crucial para quem pretende ter perspectivas na agricultura do século XXI. Portanto, itens como alojamentos e refeitórios estão previstos na NR 31 e são cobranças constante por parte do Ministério Público e do Trabalho. Nesses quesitos, a Ativa Locação também pode oferecer soluções práticas e temporárias. São containers habitáveis que se transformam em dormitórios, refeitórios e outras possibilidades, de acordo com a necessidade específica de lavoura.

Assim sendo, a Ativa Locação reforça aqui mais uma dica valiosa:

Responsabilidade social e ambiental em toda e qualquer área de negócios é fundamental.

São características que a tornaram referência no ramo e hoje segue sendo reconhecida como a maior locadora do país.

Compartilhe com a gente seu conhecimento e experiência sobre o tema.

Por fim, fique à vontade para entrar em contato conosco através de nossos canais de comunicação.

Confira estes outros artigos que também podem te interessar:

PRONTO PRA INICIAR UMA COTAÇÃO?

© 2018 Ativa Locação - Todos os direitos reservados.