Seu Orçamento Grátis é tão simples quanto o 1-2-3!
1) Selecione seus produtos
2) Insira os detalhes do seu projeto
3) Forneça as informações e entraremos em contato!

Se precisar calcular quantos toaletes portáteis vai precisar pro seu evento ou contrução clique aqui.


Você ainda não adicionou nenhum produto à sua cotação.

Clique em "Adicionar produtos" para começar a planejar seu projeto.

Adicionar Toaletes Adicionar Containers

Container marítimo ou container habitável: Qual é melhor?

capa-artigo-blog-container-maritimo-container-habitavel-conheca-as-diferencas
Container Marítimo ou Container Habitável? Descubra qual é o melhor para o seu empreendimento

O container marítimo e o container habitável se assemelham no tamanho, mas o uso destes equipamentos podem ser bem diversificados.

Ambos surgem no mercado com as vantagens de se adaptarem facilmente ao seu projeto. Também possuem custos menores em comparação à construção tradicional de alvenaria e podem facilmente ser transportados de um lugar para outro. 

No geral, as diferenças entre um container habitável e o container marítimo referem-se às estruturas.

Diferenças entre container habitável e container marítimo:

Primeiramente, uma das diferenças entre os equipamentos refere-se ao atendimento das normas regulamentadoras (ou famigeradas NR´s). Todo container ou módulo habitável devem possuir o pé direito mínimo de 2m50. Alguns modelos de container marítimo não atendem a este normativo, portanto são passíveis de penalização resultante de fiscalizações do MTE.

O container habitável, por ter uma composição mais flexível, pode ser montado ou desmontando no local e com acabamento mais refinado, já que utiliza painéis termo acústicos, com preenchimento em poliuretano e acabamento em chapa galvanizada.

Versátil e sustentável, uma vez que há uma maior eficiência no uso dos recursos, o container habitável utiliza pouco material para a manutenção em comparação com a construção civil. Além disso, por ser um equipamento alugado, pode ser transferido facilmente para outro local, conforme o avanço do seu projeto.

O container marítimo é o mais indicado para o transporte marítimo de materiais, pois são desenvolvidos especificadamente para este fim. Já no caso de escritórios, escolas e almoxarifados, o container habitável é mais indicado por possuir um acabamento mais adequado.

Assim como na alvenaria, algumas manutenções são necessárias:

colaboradores-da-ativa-locacao-fazendo-manutencao-em-container-habitavel
Colaboradores da Ativa Locação fazem a manutenção de um container habitável que é utilizado como toalete vip

Em relação à manutenção, é possível manter os equipamentos em bom estado por mais de 20 anos. Para isso, são necessários alguns cuidados. Manter a pintura bem conservada e as manutenções elétricas e hidráulicas em dia são fundamentais.

As manutenções são comuns a qualquer outra construção residencial. Outro benefício dos containers habitáveis é a não necessidade da quebra de paredes e estruturas, promovendo mais praticidade na construção. 

Em projetos especiais, como salas de aula e laboratórios, a melhor indicação é o uso da estrutura modular, mesma tecnologia empregada para montar um container habitável.

Para projetos, o ideal é usar a estrutura modular pela sua flexibilidade em formar qualquer ambiente e área apenas juntando as estruturas e montando o layout necessário com os painéis de fechamento e divisórias.

Atualmente, as construções com container habitável já são realidade no Brasil, principalmente com projetos de escritórios, stand de vendas, salas de aula e até mesmo hotéis e pousadas.

Similares aos modelos de container marítimo, mas com características específicas de área habitável, os containers habitáveis da Ativa Locação são produzidos com materiais de primeira linha, o que permite isolamento e conforto térmico e acústico. 

Além de atender 100% das normas impostas pelo Ministério do Trabalho, os equipamentos também são totalmente livres de contaminação.

Essas estruturas metálicas agregam valor na construção civil por sua economia, sustentabilidade e praticidade, principalmente por conta da instabilidade econômica  que ainda se mantém no país. 

Prós e contras entre container marítimo e container habitável:

container-maritimo-despeja-lixo-em-lixao-na-georgia-eua
Container marítimo sendo utilizado para o transporte de lixo.

Existe um fator negativo que deve ser analisado, especialmente, em caso  de reutilização do container marítimo:

Em algumas situações, eles já foram usados para transporte de materiais tóxicos e as tintas utilizadas na fabricação possuem componentes químicos pesados usados para aumentar a vida útil do container no mar.

Por isso, é aconselhável que você alugue o seu módulo habitável diretamente com empresas especializadas em construção e montagem destes equipamentos.

E lembre-se: antes da locação, é necessário conhecer o modelo que você irá adquirir. Observar os detalhes da peça e tamanho dos espaços, como altura e as dimensões ajudarão você decidir sobre a locação. A Ativa Locação pode te auxiliar nesse momento!

Mitos sobre o uso de container ou módulo habitacional:

Alguns comentários acerca de climatização dos containers habitáveis circulam em torno das redes sociais e pessoas interessadas, mas como já vimos neste artigo, diferente do container marítimo apesar do metal ser condutor de calor ou frio, a grande maioria dos containers habitáveis já são revestidos, permitindo isolamento termoacústico e podendo ser facilmente adaptados, inclusive com instalação de aparelhos de ar condicionado.

As instalações elétricas em alguns casos podem ficar aparentes, facilitando a manutenção.

Preços e custos:

Uma das principais vantagens no uso do container habitável é a possibilidade de você adquirir uma estrutura física com todas as características de alvenaria, possuindo itens básicos como: sanitários, chuveiros, instalações elétricas e hidráulicas, além de outros itens personalizados ao gosto do cliente. 

O custo dessa operação, em geral, tende a ser de bem menor em comparação ao valor de construções comuns. 

Os preços dos containers habitáveis podem variar de acordo com o projeto, pois há muitas variáveis de customização. A inclusão de acessórios como ar condicionado, rampas de acesso e escadas são itens que devem ser orçados com a empresa escolhida.

A Ativa Locação, empresa com 22 anos de experiência em toaletes portáteis e containers habitáveis, reforça aqui mais uma dica valiosa: pesquise muito antes de alugar o seu equipamento e somente adquira serviços de quem realmente entende do assunto. A segurança do seu projeto está em jogo e você merece o melhor!

Tem mais alguma dica para dividir conosco ou quer acrescentar algum comentário? Fique à vontade para entrar em contato através de nossos canais de comunicação.

Confira estes outros artigos que também podem te interessar:

PRONTO PRA INICIAR UMA COTAÇÃO?

Ativa Locação © 2018 Ativa Locação - Todos os direitos reservados.