fbpx

Seu Orçamento Grátis é tão simples quanto o 1-2-3!


1) Selecione seus produtos
2) Insira os detalhes do seu projeto
3) Forneça as informações e entraremos em contato!

Se precisar calcular quantos toaletes portáteis vai precisar pro seu evento ou construção clique aqui.


Você ainda não adicionou nenhum produto à sua cotação.

Clique em "Adicionar produtos" para começar a planejar seu projeto.

Adicionar Toaletes Adicionar Containers
Produtos
Produto
Qtd.

Detalhes do projeto
Dados Pessoais
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e Google. Suas políticas de privacidade e termos de serviço são aplicados.

Banheiro móvel agora é obrigatório: evite multa em sua lavoura

22/03/2019 - Por: João Bruno - Tempo médio de leitura: 7 minutos
capa-artigo-blog-banheiro-movel-agora-e-obrigatorio-evite-multas-em-sua-lavoura_v2
Banheiro móvel: dignidade para o trabalhador, resultado para o agricultor

Mais do que conveniência, ter um banheiro móvel para os trabalhadores do campo é lei.

Se você emprega trabalhadores rurais, é sua obrigação fornecer condições de higiene e uma infraestrutura adequada para isso. É por isso que o banheiro móvel é garantido por lei à todos os trabalhadores rurais, conforme as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Mas primeiro precisamos entender o que caracteriza um banheiro móvel.

Existem banheiros móveis de diversos tamanhos e formatos diferentes, mas uma coisa eles têm que ter em comum: eles precisam ser resistentes para aguentar as condições de tempo e clima, que muitas vezes podem ser extremas. Justamente por eles estarem expostos o tempo todo, eles precisam ser feitos de materiais de qualidade, oferecendo conforto, segurança e bem-estar ao trabalhadores rurais e tranquilidade aos empregadores. Assim, o toalete portátil pode ser utilizado pelo período de tempo que for necessário suportando as adversidades e evitando gastos desnecessários com reposição.

O banheiro móvel é resistente e fácil de transportar

           Primeiramente, as instalações básicas incluem uma cabine com revestimento em polietileno de alta densidade, o assento sanitário, suporte para papel higiênico e papel toalha. Também há opções com dispenser para sabonete líquido e pia com torneira móvel. Há opções mais completas, que contemplam chuveiros, necessários em ambientes onde o trabalhador aplique defensivos agrícolas ou herbicidas. Tudo vai depender da capacidade e local de instalação, assim como sua finalidade e o fluxo de trabalhadores.

            Entre as opções de banheiro móvel disponíveis, existe o banheiro com reboque. Esse tipo de banheiro pode ser encontrado com um sanitário simples ou duplo e é prático devido à sua mobilidade. As opções são as mais variadas, até mesmo estruturas com varanda e dotadas de iluminação. Portanto é preciso seguir algumas regrinhas que vamos ver a seguir.

O que dizem as Normas Regulamentadoras sobre os banheiros móveis?

Quando falamos de condições sanitárias adequadas, devemos nos ater às Normas Regulamentadoras do MTE, principalmente a 21, 24 e 31 que trazem todas as minúcias referentes às regras de instalação e manutenção. Por exemplo, a NR 21 trata das condições necessárias aos alojamentos de acordo com o gênero da atividade, desde às condições sanitárias até a ventilação do local e limpeza, protegendo o ambiente de insetos e pragas.

            Já a NR 24, traz todos os detalhes técnicos a respeitos das instalações sanitárias. Os empregados devem tomar essa norma como uma cartilha e seguir fielmente tudo aquilo que é estipulado, a fim de se manter dentro da lei e oferecer um ambiente seguro e confortável a seus trabalhadores.

A NR 31 trata das condições ideais de trabalho para as atividades de agricultura, silvicultura, pecuária, exploração florestal e aquicultura. Estas regras são mais enfáticas para atividades agrícolas e estabelecem regras de segurança e saúde ao trabalhador.

Tenha atenção às medidas mínimas obrigatórias

           Alguns pontos devem ser seguidos à risca: medida mínima de 1 metro quadrado para cada sanitário, sendo 1 para cada 20 operários em atividade. Ou seja, se você tem 100 trabalhadores, você precisará de pelo menos 5 banheiros móveis (faça o cálculo aqui). Já quando o banheiro móvel possuir lavatório ou chuveiro, esse número varia para 1 a cada 10 trabalhadores, por motivos de conforto e eficiência para atender a todos da melhor maneira. Além desses pontos, todas as instalações sanitárias deverão ser separadas por sexo e ter divisórias com altura mínima de 2,10m.

            Para um bom funcionamento das instalações, também deverá ser previsto 60 litros diários de água por trabalhador. O banheiro móvel também não poderá se comunicar diretamente com os locais de trabalho, tampouco com os locais destinados às refeições. Em suma, esses são apenas alguns dos dados mais importantes a serem considerados na hora de disponibilizar um banheiro móvel no ambiente de trabalho rural. Para todas as outras normas técnicas, é necessário consultar as NR´s que foram destacadas acima. Não se esqueça, o descumprimento dessas normas é passível de multa e indenização.

Quais os diferenciais que devo levar em conta na hora de alugar um banheiro móvel?
fotografia-toaletes-portateis-transportados-em-carretinha
Os banheiros móveis são transportados em carretinhas adaptadas e estão sempre prontos para uso.

           Se você precisa de um serviço desses, primeiramente pensamos na tranquilidade. Afinal, você já tem mil preocupações com a produção, então por que ter uma dor de cabeça a mais na hora de montar a sua estrutura? É por esse e outros motivos que contar com uma empresa especializada traz muito mais vantagens para seu negócio, tanto na eficiência do tempo quanto na rentabilidade.

           Ter um equipamento para a sanitização adequada reflete diretamente na saúde e conforto do empregado e na sua tranquilidade. Aliás, pensando nisso, a Ativa possibilita a locomoção dos equipamentos com a utilização uma carretinha adaptada para transporte com reboque. A carretinha é adequada para o uso do banheiro móvel sem a necessidade de removê-los do reboque. Mais facilidade para o transporte em novas áreas, economizando tempo e dinheiro.

           E não é só na hora de instalar. A preocupação com a manutenção desses equipamentos também é crucial, e, inclusive, prevista na Norma Regulamentadora. Na Ativa Locação, os serviços de manutenção são feitos semanalmente e variam de acordo com a quantidade de trabalhadores, podendo gerar até 3 manutenções semanais. A Ativa Locação presta o serviço de manutenção de acordo com a sua disponibilidade e dentro do horário planejado. Pontualidade e organização estão sempre presentes.

Credibilidade e confiança são os requisitos que devem ser levados em consideração ao contratar um fornecedor

Tudo isso é graças a vasta experiência no segmento, e o reconhecimento por trabalhar com produtos de altíssima qualidade, sendo líder quando o assunto é banheiro móvel e containers habitáveis. Temos mais de 21 anos de experiência no ramo, atendendo profissionais e empresários de todos os segmentos. Seja qual for o seu negócio, nós entregamos a melhor solução, com qualificação e precisão no processo de entrega. Características essas que tornaram a nossa empresa referência no ramo e hoje segue sendo reconhecida como a maior locadora do país.

Todas as nossas estruturas atendem 100% às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Não pense duas vezes, na hora de alugar estruturas sanitárias e de habitação consulte um de nossos especialistas e faça seu orçamento. 

Assista ao depoimento do Sr. Márcio Graffitti, produto rural no estado de Minas Gerais:

Assista ao depoimento de um agricultor que está satisfeito com o uso dos banheiros móveis da Ativa Locação

Quer deixar algum comentário, elogio, crítica ou sugestão? Entre em contato conosco através do nosso site ou em um de nossos canais de comunicação.

Confira estes outros artigos que também podem te interessar:

PRONTO PRA INICIAR UMA COTAÇÃO?

© 2024 Ativa Locação - Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Nosso site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para que sua experiência de navegação seja a melhor possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com este monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.