Seu Orçamento Grátis é tão simples quanto o 1-2-3!
1) Selecione seus produtos
2) Insira os detalhes do seu projeto
3) Forneça as informações e entraremos em contato!

Se precisar calcular quantos toaletes portáteis vai precisar pro seu evento ou contrução clique aqui.


Você ainda não adicionou nenhum produto à sua cotação.

Clique em "Adicionar produtos" para começar a planejar seu projeto.

Adicionar Toaletes Adicionar Containers

Medidas de Container – guia completo 2022

Se ainda não conhece todas as medidas de container disponíveis no mercado mundial, você chegou ao lugar certo.

Vou apresentar, a partir de agora, as dicas necessárias para dominar todas as suas utilidades e características.

Para ser eficiente, um container também depende da escolha certa do modelo e tamanho – e é isso que vou explicar neste artigo.

Aproveite a leitura! (:

A origem dos containers

O transporte de mercadorias é uma prática muito antiga. A humanidade sempre buscou avançar territorialmente e, dessa forma, importar e exportar produtos para outros países.

Com a chegada da Revolução Industrial, no século XVIII, a produção, o transporte de mercadorias e a busca por novos mercados aumentaram.

Os produtos eram embarcados em poucas unidades por vez, pois não havia nenhum utensílio capaz de carregá-los em grandes quantidades.

Por isso, o processo de transporte de cargas ficou defasado, o que resultou em muitas perdas.

Segundo Lima e Silva (2015), Malcom Purcell McLean, foi o nome que trouxe a solução para esse problema.

Conheça a seguir, a trajetória do homem que revolucionou o transporte mundial de mercadorias.

Malcom Purcell McLean (14/11/1913 – 25/05/2001)

Malcom Purcell McLean, foi um dos personagens mais importantes na história da globalização.

Dono de uma grande transportadora de caminhões, ele buscava por um modelo ideal que agilizasse o processo de deslocamento entre navios e caminhões.

Surpreendentemente, em 1937, nos Estados Unidos, McLean criou o famoso e renomado Container.

Assim, confiante de que sua invenção daria certo, em 1955, vendeu sua transportadora e comprou uma companhia de navegação.

Sua estratégia era usar o Container para armazenar todas as mercadorias e transportá-las com agilidade e segurança.

Dessa maneira, a economia de tempo, a frota e a produtividade da operação aumentaram tanto que Malcom investiu em um navio com capacidade para 58 containers.

Esse período foi um marco histórico no mundo. Atualmente, os pesquisadores estudam o surgimento do Container como um ato revolucionário.

Que avanço, né?

Saiba que foi um sucesso! A invenção de McLean mudou radicalmente o transporte, a logística, a economia e o comércio mundial.

 Em 2014, MSC Oscar, era classificado como o maior navio porta-containers do mundo. Ele pertencia a companhia de transporte marítimo –Mediterranean Shipping Company.

Containers e a construção civil

O método de construção civil tradicional, ainda muito praticado no Brasil, se tornou arcaico ao redor do mundo. No entanto, o novo modelo construtivo, chamado “a seco”, tem caído cada vez mais no gosto das pessoas.

Neste método, como o próprio nome já diz, não há utilização de água para formação de qualquer material. Isto é, ela consiste basicamente na instalação de estruturas que já vem prontas e fabricadas em local industrial.

Pelo fato desse novo modelo economizar tempo, custo e mão de obra, houve um aumento no uso de containers para projetos como:

  • Prédios comerciais;
  • Residências;
  • Bares e restaurantes;
  • Espaços de entretenimento.

O aluguel de containers para canteiros de obras também é muito comum e geralmente são utilizados para:

  • Almoxarifados;
  • Depósitos;
  • Refeitórios;
  • Escritórios.
Containers habitáveis em canteiro de obra.

Após uma longa experiência em utilizar o Container como escritório, os profissionais da construção civil perceberam a grande vantagem que é operar neste modelo.

Assim, saíram do âmbito provisório e começaram a investir em edificações cada vez maiores e definitivas. 

Cafeteria em um container
Cafeteria construída em container.

No Brasil, em 2011, foi construída a primeira casa container, projetada pelo arquiteto Danilo Corbas, na cidade de Cotia, São Paulo.

Para isso, foram utilizados quatro containers, em um terreno de 860 metros quadrados, com 196 m2 de área distribuída em dois pavimentos.

Primeira casa construída em um container no Brasil.
Casa construída em container.

Quais os tipos de containers?

Essas grandes “caixas metálicas” têm a estrutura retangular e robusta. Na maioria das vezes, são compostas por aço corten, que garante 75% de resistência a qualquer corrosão.

Por serem muito versáteis, de custo acessível e facilmente customizáveis, acima de tudo é que temos visto as mais diversas aplicações para containers.

Em princípio, antigamente o modelo mais popular era o de 33 pés. Hoje em dia, os mais procurados são os de 20 e 40 pés.

Mas, afinal, como são classificados os modelos de containers atualmente?

A resposta é simples: varia de acordo com suas medidas; materiais e objetivos.

Confira abaixo todos os tipos de Containers disponíveis no mercado mundial em 2021

Container Marítimo

O Container Marítimo tem a função de armazenar, conservar e transportar os mais diversos tipos de mercadorias em portos espalhados pelo mundo.

Ele é um equipamento versátil, revestido por aço anticorrosivo e resistente a salinidade do mar. Seu material foi desenvolvido para ser multifuncional e duradouro. 

Entretanto, sua vida útil na cadeia logística é de aproximadamente 10 anos. Logo após esse período, ele pode ser descartado em locais adequados ou reutilizado em projetos de Engenharia Civil e Arquitetura.

Por isso, convém lembrar que, de acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 18, é proibido a utilização de containers marítimos em áreas de vivência. Ou seja, você não pode usá-los como estrutura temporária para convívio humano.

Agora que já te expliquei as funções e características do container marítimo no geral, reuni todos os modelos que existem no atual mercado.

Confira!

Container Marítimo.

Container Dry

O container dry é o mais conhecido e amplamente utilizado para diversos tipos de cargas secas. Graças a sua grande versatilidade, ele também é perfeito para projetos de arquitetura e engenharia civil.

Suas paredes têm 2,6 mm de espessura, são onduladas e o piso é feito de compensado naval, com 30 mm de altura. Sendo assim, é muito resistente e adaptável a todas as condições climáticas.

Na grande maioria das vezes, as medidas de container Dry são de 20 pés (6 metros), ou 40 pés (12 metros). Porém, se você desejar utiliza-lo para um projeto personalizado, como por exemplo a construção de um bar, também existe a possibilidade de adequá-lo.

Container Tanque

Em 1969, foi construído o primeiro container tanque do mundo, registrado com o nome de ISOTANK em Liverpool, Inglaterra, por Andrews da Aintree Ltda.

Ele é utilizado para o transporte de produtos químicos ou líquidos altamente corrosivos, como ácidos, gases, e cargas perigosas.

Por isso, sua estrutura é composta por um tanque reforçado para evitar acidentes.

Container Refrigerado

O Container Refrigerado (ou reefer) é capaz de transportar cargas refrigeradas de 8°C a -1°C ou congeladas até – 40°C.

Isso ocorre devido ao isolamento térmico dele, que tem a função de manter a temperatura interna necessária para o produto.

Container Open Top

O container Open Top (topo aberto) tem a parte superior coberta por uma lona em vez de telhado sólido, isso permite que cargas maiores, como madeira, sucata e máquinas de grande porte sejam carregadas por cima.

Container HC ou High Cube

As medidas de container High Cube vistas com mais frequência são de 20 pés (6 metros) e 40 pés (12 metros), com altura de 2,90 metros. Em contraste com o Container Dry, esse modelo tem 30 centímetros a mais de altura.

O Container HC tem como finalidade transportar cargas. Mas, ao final de sua vida útil, muitos profissionais da área de Engenharia e Arquitetura aproveitam sua sucata na construção civil, como método sustentável.

Em conclusão, reutilizá-lo resulta numa melhoria socioambiental, além de custo-benefício.

Container Flat Rack

O container Flat Rack é adequado para suportar cargas muito pesadas e que precisam ser carregadas pela parte superior ou pelas laterais.

Portanto, é a melhor opção para quem deseja transportar produtos grandes, como tubos, máquinas, veículos pesados, chapas de aço, etc.

A dimensão e a capacidade específica do Flat Rack podem variar bastante, pois depende do fabricante e da finalidade em que será utilizado.

E não precisa se preocupar com a segurança, porque ele tem de sobra!

A fim de evitar que a mercadoria corra, há diversos pontos espalhados pelas laterais com cordões e correntes para amarrá-la.

Container Plataforma

Esse modelo é semelhante ao Flat Rack, porém a diferença é que não têm portas e nem paredes.

Frequentemente é utilizado para carregar grandes cargas, como máquinas e outras mercadorias que, em função de suas medidas, não possam ser carregadas em containers convencionais.

Container Graneleiro ou Bulk

É utilizado para transporte de cargas secas. O processo de instalação das cargas no container é feito pela abertura do teto, ou seja, a carga é posicionada para dentro do container pela parte superior e são descarregadas por uma das laterais.

São perfeitos para transportar cargas de sementes, grãos, pedras pequenas e areia.

Container ventilado

Sua estrutura é semelhante ao container dry, no entanto existem aberturas para entrada e saída de ar, isso faz com que as cargas se mantenham ventiladas.

Normalmente, esse container tem a função de transportar produtos como café, sementes, cebola, entre outras mercadorias semelhantes.

Container Habitável ou Modular

O Container Habitável é uma estrutura temporária construída para convívio humano. Em função disso, você pode utilizá-lo em obras, lavouras e eventos.

É indiscutível sua importância para o meio-ambiente, a sociedade e a economia. Isto porque, além de aumentar a produtividade do trabalho, ele diminui o desperdício de materiais e amplifica a qualidade dos projetos.

A instalação ocorre por meio do Sistema Modular, ou seja, de acordo com a necessidade de cada cliente. Ele pode se transformar em banheiro, chuveiro, alojamento, refeitório, guarita, escritório, camarim, bilheteria e até escola!

Tendo em conta sua versatilidade e durabilidade, listei abaixo os modelos mais populares de Containers Habitáveis no Brasil.

Confira.

Container Habitável.

Container habitável MX-3

O modelo do MX-3 é mais enxuto e dinâmico, ou seja, facilmente transportado de um local para outro.  

Ele é ideal para projetos personalizados em pequenos espaços, como guaritas, pontos de apoio, chuveiros e banheiros.

Container habitável MX-6

O MX-6 foi desenvolvido para se adaptar de acordo com sua necessidade. Seja qual for a aplicação, este modelo é capaz de se transformar ao que manda sua imaginação!

É muito utilizado para refeitórios, escritórios, alojamentos, banheiros, escolas, camarins, bilheterias, entre outros.

Container Bunker ou Chapa Preta

O container Bunker é desmontável e modular, semelhante ao MX-3 e MX-6. Porém, a diferença é que o Chapa Preta é o aço que não sofreu tratamento de galvanização após a laminação.

Geralmente é utilizado para armazenar produtos em obras, por isso é muito procurado pelas construtoras.

Curiosidade: inovação no uso de containers para horticultura

Que o container é muito versátil você já deve ter percebido, e para te surpreender ainda mais, olha só o que essa empresa desenvolveu.

Uma pequena horta dentro de um container, isso mesmo!

horta em container
Horta em container.

Construir uma Horta vertical em container é uma maneira bem inteligente de cultivo, pois além de aumentar a produção e evitar o desperdício de água, diminui o tempo entre o plantio e a colheita.

Horta vertical em São Paulo.

Medidas de Container

Agora, vou te apresentar todas as medidas de container que foram mostrados a você neste artigo.

Caso você tenha chegado diretamente até esta seção do texto, reafirmo que é possível sim customizá-los e criar projetos de arquitetura e engenharia civil para tamanhos específicos de acordo com a necessidade.

Veja abaixo os tamanhos de containers mais populares no mundo.

Acesse o infográfico exclusivo que desenvolvemos com todas as medidas de container, clique na imagem acima e faça o download.

Clique na imagem acima para adquiri-lo e aproveite (:

Containers Marítimos

Medidas Externas

Medidas Internas

Peso e Cubagem

DRY 20 Pés

  • Comprimento 6m

  • Largura 2m44

  • Altura 2m60

  • Comprimento 6m

  • Largura 2m34

  • Altura 2m40

  • Peso total 24.000 kg

  • Tara 2.800 kg

  • Carga 21.920 kg

  • Capacidade 33 m³

DRY 40 Pés

  • Comprimento 12m20

  • Largura 2m44

  • Altura 2m60

  • Comprimento 12m05

  • Largura 2m34

  • Altura 2m40

  • Peso total 30.480 kg

  • Tara 3.550 kg

  • Carga 26.930 kg

  • Capacidade 67,3 m³

High Cube 40 Pés

  • Comprimento 12m20

  • Largura 2m44

  • Altura 3m

  • Comprimento 12m06

  • Largura 2m35

  • Altura 2m70

  • Peso total 30.480 kg

  • Tara 4.150 kg

  • Carga 26.330 kg

  • Capacidade 76,2 m³

Refrigerado 20 Pés

  • Comprimento 6m06

  • Largura 2m44

  • Altura 2m60

  • Comprimento 5m60

  • Largura 2m30

  • Altura 2m30

  • Peso total 25.400 kg

  • Tara 3.040 kg

  • Carga 22.360 kg

  • Capacidade 28,3 m³

Refrigerado 40 Pés

  • Comprimento 12m20

  • Largura 2m44

  • Altura 2m60

  • Comprimento 11m20

  • Largura 2m30

  • Altura 2m24

  • Peso total 30.480 kg

  • Tara 5.200 kg

  • Carga 25.280 kg

  • Capacidade 57,3 m³

Plataforma 20 Pés

  • Comprimento 6 m

  • Largura 2m44

  • Altura 226 mm

  • Comprimento 6 m

  • Largura 2m41

  • Capacidade 29 m³

Plataforma 40 Pés

  • Comprimento 12m20

  • Largura 2m44

  • Altura 628 mm

  • Comprimento 12m15

  • Largura 2m30

  • Capacidade 67 m³

Open Top 20 Pés

  • Comprimento 6 m

  • Largura 2m44

  • Altura 2m60

  • Comprimento 6 m

  • Largura 2m34

  • Altura 2m27

  • Peso total 24.000 kg

  • Tara 2.050 kg

  • Carga 21.950 kg

  • Capacidade 65,6 m³

Open Top 40 Pés

  • Comprimento 12m20

  • Largura 2m44

  • Altura 2m60

  • Comprimento 12 m

  • Largura 2m34

  • Altura 2m30

  • Peso total 30.820 kg

  • Tara 3.200 kg

  • Carga 27.020 kg

  • Capacidade 65,6 m³

Flat Hack 20 Pés

  • Comprimento 6 m

  • Largura 2m44

  • Altura 2m60

  • Comprimento 6 m

  • Largura 2m34

  • Altura 2m28

  • Peso total 24.000 kg

  • Tara 2.050 kg

  • Carga 21.950 kg

  • Capacidade 32,2 m³

Flat Hack 40 Pés

  • Comprimento 12m20

  • Largura 2m44

  • Altura 2m60

  • Comprimento 12 m

  • Largura 2m15

  • Altura 2m10

  • Peso total 45.000 kg

  • Tara 5.180 kg

  • Carga 39.820 kg

  • Capacidade 67 m³

Ventilado

  • Comprimento 6 m

  • Largura 2m44

  • Altura 2m60

  • Comprimento 6 m

  • Largura 2m32

  • Altura 2m36

  • Peso total 24.000 kg

  • Tara 2.650 kg

  • Carga 21.350 kg

  • Capacidade 32,6 m³

Tanque

  • Comprimento 6 m

  • Largura 2m44

  • Altura 2m44

  • Comprimento 5m71

  • Largura 2m26

  • Altura 2m11

  • Carga 24.000 kg

  • Capacidade 27,4 m³

Graneleiro (bulk) 20 Pés

  • Comprimento 6 m

  • Largura 2m44

  • Altura 2m60

  • Comprimento 6 m

  • Largura 2m36

  • Altura 2m37

  • Peso total 30.480 kg

  • Tara 2.450 kg

  • Carga 28.030 kg

  • Capacidade 32,7 m³

Containers Habitáveis

Medidas Externas

Medidas Estruturais

MX-3

  • Comprimento 2m30

  • Largura 2m30

  • Altura 2m50

  • Paredes laterais 65 mm

  • Chassi 265 mm

  • Piso 12 mm

  • Colunas 150 mm

  • Porta 80 cm

  • Janela 90 cm

MX-6

  • Comprimento 6 m

  • Largura 2m30

  • Altura 2m50

  • Paredes laterais 65 mm

  • Chassi 265 mm

  • Piso 12 mm

  • Colunas 150 mm

  • Porta 80 cm

  • Janela 90 cm

Bunker (chapa preta)

Medidas Externas

Medidas Internas

Padrão Standard

  • Comprimento 3m

  • Largura 2m11

  • Altura 2 m

  • Abertura de porta 1m16

  • Capacidade 12,66 m³

Qual o tamanho ideal do container habitável para eventos?

Você é quem decide!

A grande vantagem em usá-lo no seu evento é que ele pode ser personalizado da maneira que desejar.

Por proporcionar um ambiente moderno, climatizado e bem iluminado, como resultado ele pode ser utilizado para salas de imprensa, escritórios, recepções, áreas de credenciamento, bilheterias, camarins, e diversos outros ambientes.

Ou seja, pela sua rapidez, praticidade, custo-benefício e estética, investir neles vai te trazer inúmeras vantagens.

Você sabe qual a diferença entre o container marítimo e o container habitável?

Segundo a Norma Regulamentadora (NR) 18, que foi atualizada recentemente, é proibido a utilização de containers marítimos em áreas de vivência. Ou seja, você não pode usá-los como estrutura temporária para convívio humano. Em primeiro lugar, sua finalidade é única e exclusiva para o transporte de mercadorias e materiais.

Esta medida foi tomada pelo Ministério do Trabalho, em 2020, para que os trabalhadores tenham mais segurança e a empresa autonomia.

Antes, a norma descrevia como seria a estratégia de prevenção e o que deveria ser feito para evitar acidentes. Isto deixava tarefa engessada e prejudicava o uso de novas tecnologias construtivas, consideradas mais seguras do que os equipamentos tradicionais.

Agora, a construtora responsável pela obra deve ter um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) único, que levará em conta os riscos de todos os trabalhadores envolvidos na obra.

No entanto, o Container Habitável, além de seguir à risca todas as normas, é a melhor opção para obra, lavoura ou evento. Pois ele te oferece a possibilidade de obter uma estrutura física com características de alvenaria, como: sanitários; chuveiros; escritórios e no que mais quiser transformá-lo!

As diferenças entre estes dois containers não param por aí, além disso ambos têm uma grande variedade de características.

Ainda tem dúvidas sobre qual container atende melhor sua lavoura, obra ou evento?

Então acesse nossos canais de comunicação e fale conosco!

Leia mais alguns artigos sobre containers em nosso blog:

Alugar container reduz custos de obra.

Tudo o que você precisa saber antes de alugar um container para canteiro de obras. 

O que é um container modular

Comprar container é uma boa?

Siga nossa página no Linkedin.

PRONTO PRA INICIAR UMA COTAÇÃO?

Ativa Locação © 2021 Ativa Locação - Todos os direitos reservados.