Seu Orçamento Grátis é tão simples quanto o 1-2-3!
1) Selecione seus produtos
2) Insira os detalhes do seu projeto
3) Forneça as informações e entraremos em contato!

Se precisar calcular quantos toaletes portáteis vai precisar pro seu evento ou contrução clique aqui.


Você ainda não adicionou nenhum produto à sua cotação.

Clique em "Adicionar produtos" para começar a planejar seu projeto.

Adicionar Toaletes Adicionar Containers

Como funcionam os banheiros químicos? Saiba tudo aqui

Imagem de destaque do artigo como funcionam os banheiros químicos.
Se você sempre quis saber como funcionam os banheiros químicos e nunca te contaram, continue lendo este texto.

Para saber como funcionam os banheiros químicos primeiro você precisa conhecer do que são feitos. Usualmente eram fabricados em fibra de vidro, mas hoje, em sua grande maioria, são produzidos em polietileno de alta densidade, matéria prima extremamente versátil, que proporciona flexibilidade, resistência e durabilidade.

As cabines são utilizadas para garantir condições de higiene em lugares que não dispõem de estrutura sanitária, ou, quando as instalações hidráulicas não são suficientes, como nos grandes eventos, locais de trabalho como áreas agrícolas e construção civil.

Agora que você já sabe do que eles são feitos, está na hora de saber como funcionam. Continue sua leitura e descubra mais sobre a engenharia por trás destes equipamentos.

Como é a estrutura de um banheiro químico?

O modelo padrão é basicamente composto por uma base, quatro painéis, tanque de efluentes, mictório e um tubo de ventilação. O Toalete Portátil Standard, modelo oferecido pela maior locadora do País, a Ativa Locação, tem 2m24 de altura e 1m22 de largura e profundidade. Ele possui tecnologia norte-americana e é ideal para uso intenso. Para proporcionar mais conforto aos usuários, a cabine também conta com porta objetos, porta papel higiênico, piso antiderrapante, abertura para a circulação de ar, trinco e porta com fechamento automático.

Outra parte importantíssima é o tanque. Ele tem capacidade para armazenar até 265 litros. Antes de ser usado, é abastecido com água e uma química bactericida, que impede a formação de odores.  Em um dos cantos deste tanque, há a conexão com o tubo de ventilação, cujo objetivo é ajudar a deslocar possíveis odores para o exterior da cabine.  

Nos Toaletes Portáteis modelo luxo, existe um sistema de descarga. Funciona com uma espécie de cuba de polietileno, encaixada sobre o tanque, que impede o contato visual do usuário com o interior do reservatório. Ao término do uso, a pessoa aciona uma alavanca manual, lavando com a química bactericida a superfície desta cuba.

Mas como é feita a limpeza das cabines?

A limpeza é fundamental para que os banheiros químicos funcionem adequadamente.
O uso de EPI é obrigatório na limpeza das cabines sanitárias.

Bem, para isso é utilizado um caminhão com um tanque de hidrovácuo. Neste caminhão, adaptado para tal finalidade, há uma mangueira que é colocada dentro do tanque de efluentes. O equipamento de vácuo é acionado e a mangueira suga todo o conteúdo existente no tanque. Terminada a sucção, um outro sistema de lavagem e limpeza é acionado também a partir do caminhão. Uma bomba d’água de alta pressão auxilia os operadores de manutenção a lavar e desinfetar o interior da cabine, no próprio local onde ela será utilizada posteriormente. O último passo é abastecer novamente o tanque da cabine com água, repor os suprimentos e colocar a química bactericida.

Os efluentes recolhidos no caminhão são então transportados para uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), onde o conteúdo do tanque é descarregado, gerando o chamado “manifesto de descarte”, documento importante para comprovar o destino da carga. Ao término da locação, as cabines retornam para a locadora para uma manutenção completa, ou seja, uma limpeza rigorosa e o conserto de pequenas avarias.

Quais os modelos disponíveis?

Embora cada empresa trabalhe com tipos diferentes de banheiros químicos, existem alguns modelos que são os mais comuns no mercado. O mais utilizado é o Toalete Standard, descrito acima e que atende as exigências básicas de higiene e conforto, seja para eventos, canteiro de obras ou lavouras.

Os banheiros químicos são enfileirados para que o seu funcionamento durante grandes eventos não gere filas
Toaletes modernos fabricados em polietileno de alta densidade.

Logo depois temos o Toalete PcD adaptado para pessoas com deficiência. Ele possui maior largura e profundidade (1m58 cada), e também conta com alça de apoio nas laterais internas. Com essas dimensões, os usuários de cadeiras de roda podem manobrá-las internamente sem maiores problemas ou auxílio de terceiros.

toalete-pcd-ativa-locacao
Toalete PcD e Pia lavatório Portátil: mais comodidade para seu público

É preciso lembrar que o uso deste modelo é obrigatório por lei em eventos públicos, ou seja, sempre o inclua em seu orçamento para evitar transtornos com a fiscalização.

Agora, se o evento exige um certo requinte, também existe o Toalete Luxo. Normalmente, este modelo vem com sistema de descarga, espelho e dispenser com álcool gel. Isso valoriza o evento e gera mais conforto e comodidade aos usuários.

imagem-interna-toalete-vip
Vista interna do banheiro químico luxo, com sistema de alavanca de descarga.

Na dúvida de quantas cabines alugar para seu empreendimento?

Aprenda a calcular a quantidade correta de cabines para sua obra, lavoura, evento ou negócio e evite desperdício de recursos.

Você também pode descobrir o que vale mais a pena para seu empreendimento: comprar ou alugar cabines sanitárias.

capa-blog-artigo-banheiro-quimico-locacao-ou-compra-qual-e-melhor
Muitas vezes você já pode ter pensado: banheiro químico, locação ou compra?

Para concluir, é importante você procurar empresas idôneas e com know how no assunto. A Ativa Locação está no mercado há mais de 23 anos, oferece toda a linha de locação e serviços, contando com equipamentos importados e de qualidade superior. São milhares de cabines transportadas diariamente, por mais de 2 mil municípios brasileiros, com segurança e confiabilidade. Para isso, conta com uma equipe de centenas de colaboradores, distribuídos em sete unidades locadoras nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, prontas para atender as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do País.

PRONTO PRA INICIAR UMA COTAÇÃO?

Ativa Locação © 2020 Ativa Locação - Todos os direitos reservados.